Treinamento de força melhora a capacidade aeróbica muscular e a tolerância à glicose em idosos
17/04/2017
Porque pessoas idosas desistem do treinamento resistido nas academias?
24/04/2017
Exibir tudo

Olá pessoal, espero que todos estejam bem! Hoje estou iniciando a quarta rodada do quadro “Acertando os Conceitos”. Todas as quintas feiras às 15 horas, faço um post para explicar um CONCEITO da área da fisiologia do exercício e do treinamento. Meu objetivo com esse quadro é disponibilizar para todos os meus seguidores uma espécie de glossário para uma consulta rápida. Muitas vezes, quando estamos trabalhando ou estudando, podem surgir dúvidas sobre diversos conceitos. Com esse glossário, você poderá consultar os conceitos aqui descritos quantas vezes você quiser! Então continue acompanhando o Viajando pela Fisiologia.

Na última quinta feira fiz um breve post comentando o conceito de DOSE DE ESFORÇO, onde comparei a DOSE dois modelos de treinamento aeróbico aplicados de formas diferentes, porém com DOSES IGUAIS gerando RESPOSTAS ADAPTATIVAS SEMELHANTES.

Hoje, gostaria de conceituar o termo ADAPTAÇÃO FISIOLÓGICA. Na literatura, há muitos autores apresentando definições para esse conceito. A definição que melhor expressa o termo ADAPTAÇÃO FISIOLÓGICA é:

“Uma capacidade funcional que permite a integração entre fatores genéticos e do meio ambiente, resultando em fenômenos fisiológicos previsíveis, segundo critérios pré-definidos como o tipo de exercício, frequência, duração, intensidade e supercompensação”.

Para entender melhor esse importante conceito da fisiologia do exercício, vou repetir abaixo a definição, TROCANDO algumas palavras. Por favor, leia novamente!

ADAPTAÇÃO FISIOLÓGICA é:
“Uma capacidade funcional que permite a integração entre fatores genéticos e do meio ambiente, resultando em RESPOSTAS FISIOLÓGICAS previsíveis, segundo critérios pré-definidos como o tipo de exercício e a DOSE DE ESFORÇO”.

Percebeu, agora ficou muito mais fácil entender esse importante conceito da fisiologia! Adaptação fisiológica nada mais é do que as respostas fisiológicas que ocorrem durante a execução de um determinado exercício. Por exemplo, durante o exercício é esperado ocorrer algumas adaptações (respostas fisiológicas) no sistema cardiovascular como, por exemplo, o aumento da frequência cardíaca, o aumento da pressão arterial sistólica, o aumento do volume sistólico e o aumento do débito cardíaco. E, da mesma forma, ocorrem várias adaptações (respostas fisiológicas) em outros sistemas fisiológicos corporais durante o exercício como o sistema respiratório (aumento da frequência ventilatória e aumento do volume corrente), no sistema endócrino (aumento da liberação de hormônios como adrenalina, noradrenalina e tiroxina) e no metabolismo muscular (aumento da velocidade das reações químicas, maior atividade enzimática, aumento da acidose muscular, dentre outras).

A partir do momento que se conhece o tipo de exercício e a DOSE DE ESFORÇO, as adaptações fisiológicas podem ser previstas! Como exemplo, durante um exercício aeróbico moderado continuo realizado na bicicleta, espera se que a frequência cardíaca aumente e seja estabilizada em poucos minutos de exercício. Agora, durante um treino HIIT de 24 minutos, sendo 8 repetições de 1 minuto na intensidade vigorosa intercalando com 2 minutos na intensidade leve o comportamento da frequência cardíaca não é o mesmo comportamento observado no treino aeróbico moderado contínuo, simplesmente, porque a característica do tipo de treino e da dose de esforço são diferentes. Assim, em ambos os casos houve aumento da frequência cardíaca, porém com comportamentos (respostas) diferentes.

As demais adaptações fisiológicas não ocorrem somente durante a execução do exercício, ocorrem também após o término do exercício podendo durar desde alguns minutos até alguns dias dependendo da variável fisiológica. Na próxima semana, vou comentar sobre os tipos de adaptações fisiológicas.

Por favor, deixe seu comentário e sua sugestão de temas para novos WorkShops, cursos online, artigos científicos ou de conceitos que você gostaria de ver aqui no Viajando pela Fisiologia que eu possa ajudar a aumentar o seu conhecimento.

Grande abraço a todos e ótima semana!!

Os comentários estão encerrados.