Por que quando vou a academia tem muitos alunos que estão caminhando na esteira?
30/03/2017
O treinamento HIIT pode ser aplicado em populações com alto risco cardiovascular?
03/04/2017
Exibir tudo

Olá meus amigos e minhas amigas. Sejam bem vindos ao mais novo quadro do Viajando pela Fisiologia, chamado “Acertando os Conceitos”. A partir de hoje, todas as quintas feiras às 15 horas, farei um post apresentando a definição de um conceito da área da fisiologia do exercício e do treinamento. Esse quadro tem como objetivo oferecer a você, meu seguidor, uma espécie de glossário que irá te auxiliar a relembrar e aprender conceitos importantes da nossa área.
E, para iniciar esse quadro, dois grandes gigantes conceituais da Educação Física: Atividade física e exercício. Esses dois conceitos são sinônimos?


Vamos recorrer à literatura para acertar os conceitos! Segundo o autor Caspersen e colaboradores (1985), o conceito de atividade física é: qualquer movimento corporal, produzido voluntariamente pelos músculos esqueléticos que gere gasto calórico acima do gasto calórico em repouso. Assim, uma simples caminhada até o ponto de ônibus, subir e descer escadas, tomar banho, passear de bicicleta pelo parque são exemplos de atividades físicas comuns entre as pessoas, pois essas atividades geram gasto calórico acima do repouso.


O conceito de exercício é: um tipo de atividade física praticado no tempo de lazer que é estruturado e sistematizado. Essa estrutura está ligada a 3 pontos:

1) objetivos bem definidos;

2) metas bem definidas;

3) a dose de esforço (tipo de exercício, volume e intensidade).


Assim, quando você prática a ATIVIDADE FÍSICA caminhada, por exemplo, você não tem metas definidas e muito menos a dose de esforço, afinal, quando você sair para caminhar com seu cachorrinho, não há controle da velocidade de caminhada e muito menos da frequência cardíaca. Portanto não há dose definida. Quando não há dose de esforço definida, o termo correto é ATIVIDADE FÍSICA. Agora eu posso fazer uma caminhada e chama lá de EXERCÍCIO somente quando há a definição clara de objetivos, metas e o controle da dose de esforço, afinal, podemos definir a velocidade de caminhada, o % da FCmáxima que nossos alunos irão, quantos minutos de caminhada em determinada intensidade e quantas vezes por semana.

Percebeu? O local onde se prática atividade física ou exercício não está diretamente relacionada com o conceito e sim se há uma estrutura definida ou não! Portanto, eu posso fazer atividade física dentro da academia, quando minha atividade não estiver estruturada e posso praticar exercício ao ar livre pedalando uma bicicleta, desde que seja estruturada, ou seja, com objetivos claros, metas definidas e dose de esforço definida.
Na próxima quinta feira comentarei o conceito de dose de exercício. Grande abraço a todos e ótima semana!

2 Comentários

  1. Thanks meant for furnishing these kinds of good content material. http://whitebunkbeds.company/