O PILATES pode ser uma alternativa aos métodos tradicionais de exercício na melhora da função cognitiva em idosos?

PROFESSOR, SOU JOVEM, TENHO APENAS 25 ANOS DE IDADE! AINDA ESTOU LONGE DE ENVELHECER….SERÁ MESMO?
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Olá meus amigos e amigas, mais uma semana iniciando e, como de costume, toda segunda feira às 15 horas, faço um post apresentando e comentando um artigo científico da área da fisiologia e do treinamento. E, como JUNHO é o mês do IDOSO no VIAJANDO PELA FISIOLOGIA, vamos falar muito sobre os benefícios dos diferentes modelos de exercício para IDOSOS (aeróbico, resistido, combinado, aquático, pilates, dentre outros). Portanto, vou solicitar sua atenção para acompanhar todos os posts do Viajando pela Fisiologia nesse mês, porque esse grupo populacional está crescendo de forma acelerada e, a prática regular de exercício é FUNDAMENTAL na promoção da Qualidade de Vida dos idosos. Então, vamos juntos aprender um pouco mais!

Durante o processo de envelhecimento, ocorrem diversas alterações estruturais e funcionais no corpo humano. Uma dessas alterações é a DIMINUIÇÃO GRADATIVA DA FUNÇÃO COGNITIVA que está diretamente ligada capacidade de memória recente e permanente, a concentração, a linguagem, a tomada de decisões e ao raciocínio. Com o passar dos anos, a massa cerebral correspondente à área da cognição é diminuída levando a consequências na funcionalidade dos neurônios, resultando em diminuição da cognição.

A prática regular de exercício físico, principalmente os exercícios aeróbicos, promove diversas alterações fisiológicas na função neural levando à melhora da função cognitiva em idosos, contribuindo assim, com a melhor Qualidade de Vida dos Idosos. Entretanto, pouco se sabe sobre o impacto de exercícios com característica METABÓLICA ANAERÓBICA, como por exemplo, o treinamento resistido convencional e o PILATES.

O artigo de hoje discute a questão do “EFEITO DO TREINAMENTO RESISTIDO E DO PILATES NA FUNÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS COM DISFUNÇÃO COGNITIVA LEVE”. Esse trabalho foi publica por  Jurak e colaboradores (2017) na Revista Aging Clinical Experimental Research.

O objetivo do estudo foi verificar o efeito de dois tipos de exercício anaeróbico na função cognitiva de idosos. Participaram do estudo 28 idosos com idade entre 66 e 78 anos com disfunção cognitiva leve. Os idosos foram randomicamente divididos em dois grupos:

GRUPO COMBINADO: realizaram exercício resistido para o desenvolvimento do CORE e exercícios para melhora do equilíbrio. O protocolo de treino foi baseado em ações musculares dinâmicas e isométricas. Nas ações dinâmicas, apresentaram carga de 50% da Contração Voluntária Máxima (CVM) na primeira semana, progredindo para 65% da CVM na segunda semana e 75% da CVM a partir da terceira semana. As ações musculares isométricas foram compostas por 30 a 60 ações por sessão entre 5 a 7 segundos.

GRUPO PILATES: as sessões de PILATES foram compostas por 4 exercícios clássicos, de 2 a 4 séries por exercício com 15 a 20 segundos de contração nos exercícios isométricos e entre 15 a 20 repetições nos exercícios dinâmicos. O treino foi de intensidade progressiva.

Ambos os GRUPOS treinaram 3 vezes por semana durante 8 semanas. Interessantemente, os resultados demonstrados após apenas 8 semanas de exercício, acusaram que ambos os modelos de treinamento melhoraram significativamente a função cognitiva dos idosos, tanto no domínio global quanto nos domínios específicos.

Os autores concluíram que ambos os modelos de exercícios com característica metabólica anaeróbica são uma alternativa em relação aos programas de exercícios tradicionais na promoção das funções cognitivas em idosos.

Você tem utilizado o PILATES em seus alunos idosos? Deixe seu comentário contando sua experiência. Deixe um comentário falando das suas dificuldades! Estamos aqui para te ajudar! Grande abraço a todos e ótima semana!

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