Sete Informações Importantes que Você Deve Saber Sobre o Treinamento HIIT: Hoje Vou Te Contar a SÉTIMA.
21/07/2017
MAS AFINAL, O QUE SIGNIFICA A SILGA HICT?
27/07/2017
Exibir tudo

O Sistema Imune é, sem dúvida nenhuma, um dos Sistemas Fisiológicos mais Intrigantes do Corpo Humano. Sua principal função é DEFENDER o corpo contra a ação de agentes estranhos como vírus, bactérias, fungos, tumores dentre outros agentes.

Muito se fala que o EXERCÍCIO INTENSO provoca DIMINUIÇÃO DA FUNÇÃO IMUNE, condição conhecida como IMUNODEPRESSÃO ou IMUNOSSUPRESSÃO, levando ao aumento da exposição do corpo a ação dos agentes estranhos.

Você já reparou que, quando uma pessoa fisicamente inativa e com excesso de peso corporal inicia um programa de exercício e passa a treinar quase todos os dias da semana, após, mais ou menos uns 10 – 15 dias, ela deixa de comparecer aos treinos por alguns dias? E, você já reparou que quando essa pessoa retorna aos treinos o discurso é muito parecido com esse: “Professor (a) fiquei doente, gripado, resfriado…”?

Pois é, muito provavelmente, houve uma Imunossupressão associada ao exercício! Mas alguém poderia dizer: “um iniciante não faz exercício vigoroso”! É verdade, mas para alguém que NÃO FAZIA NADA, passar a fazer exercício quase todos os dias da semana, pode provocar um EFEITO ACUMULATIVO que resultaria na Imunossupressão.

De qualquer maneira a pergunta seria a seguinte: “e se um indivíduo iniciante e com excesso de peso praticasse 2 semanas de Treinamento HIIT, o que aconteceria na função imunológica”? Para responder essa pergunta, vou utilizar o estudo publicado por Oliveira-Child e colaboradores (2013), publicado no International Journal of Exercise Science. Nesse estudo os autores selecionaram 11 homens fisicamente inativos, com excesso de peso corporal (IMC médio 28,00 Kg\m2) e submeteram esses homens a 2 semanas de Treinamento HIIT na BIKE, por 3 vezes na semana, sendo um total de 6 sessões de treinamento. Foram realizados 4 séries de 4 minutos a 85-90% do VO2 de pico intercalando com 2 minutos de recuperação ativa de baixa intensidade e foram avaliados os parâmetros imunológicos por exame de sangue antes e após 6 semanas.

Após 6 semanas, houve aumento significativo de 6% no VO2 de pico, redução significativa de 4,8% no Percentual da Frequência Cardíaca de Trabalho e não houve alterações significativas na atividade de Neutrófilos, Basófilos, Linfócitos e das subpopulações de MONÓCITOS avaliadas (Responsáveis pela Defesa do corpo, removem as células mortas e destroem células tumorais). Isso

significa que não HOUVE DIMINUIÇÃO DA FUNÇÃO IMNUME! Ou seja, a função imune se manteve estável!!!

Portanto, os autores concluíram que 2 semanas de Treinamento HIIT não provocou diminuição da função imune em homens jovens com excesso de peso corporal. No entanto, vale a pena ressaltar que esse estudo utilizou pessoas jovens, saudáveis e o protocolo utilizado foi de curta duração (apenas 2 semanas). Numa próxima oportunidade, trarei um estudo de maior duração para verificarmos como o Sistema Imune se comporta em relação ao Treinamento HIIT.

Grande abraço a todos, ótima semana e SUCESSO!

Os comentários estão encerrados.