PROFESSOR, SOU JOVEM, TENHO APENAS 25 ANOS DE IDADE! AINDA ESTOU LONGE DE ENVELHECER….SERÁ MESMO?

O AUMENTO DA FUNÇÃO AERÓBICA DIMINUI O RISCO DE MORTALIDADE EM IDOSOS?
08/06/2017
O PILATES pode ser uma alternativa aos métodos tradicionais de exercício na melhora da função cognitiva em idosos?
12/06/2017
Exibir tudo

Olá pessoal, espero que todos estejam bem! Hoje estou iniciando mais uma rodada do quadro “Acertando os Conceitos”. Todas as quintas feiras às 15 horas, faço um post para explicar um CONCEITO da área da fisiologia do exercício e do treinamento. Meu objetivo com esse quadro é disponibilizar para todos os meus seguidores uma espécie de glossário para uma consulta rápida. Muitas vezes, quando estamos trabalhando ou estudando, podem surgir dúvidas sobre diversos conceitos. Com esse glossário, você poderá consultar os conceitos aqui descritos quantas vezes você quiser! Então continue acompanhando o Viajando pela Fisiologia.

 

Como todos já sabem, JUNHO é o mês do EXERCÍCIO E IDOSOS aqui no Viajando pela Fisiologia! E, durante esse mês, vou comentar conceitos importantes da área do exercício voltado para pessoas idosas.

Você sabe o conceito de ENVELHECIMENTO? Na literatura existem muitos autores apontando a definição para esse conceito e, porque isso ocorre? Porque tentar definir ENVELHECIMENTO é uma tarefa COMPLEXA!  Particularmente, gosto muito da definição do Doutor Roy Shephard, um dos maiores especialistas no mundo sobre essa temática que consegue resumir muito bem essa complexidade em poucas palavras! Vejamos:

“Envelhecimento é o declínio das variáveis da aptidão física que podem ser quantificadas, como por exemplo, força muscular, flexibilidade, agilidade, capacidade aeróbica, composição corporal, equilíbrio e coordenação que são importantes para a vida diária de pessoas idosas”.

 

Vamos tentar explorar um pouco mais esse complexo e importante conceito! Quando somos jovens, digamos uns 20 anos, movimentos da vida diária como levantar e sentar da cadeira, uma simples caminhada até o supermercado, carregar uma sacola de compras, limpar a casa ou até ficar em pé numa fila de caixa eletrônico parece muito simples. Mas aos 70 anos de idade, essas atividades da vida diária não são tão simples assim!! Aos 70 anos de idade, essas atividades podem ficar bastante difíceis! Sabe por quê?

Porque para conseguir fazer todos esses movimentos sem limitações, é necessário ter força muscular, capacidade aeróbica, equilíbrio, agilidade e flexibilidade!  Aos 20 anos de idade, temos força muscular para dar e vender! No entanto, aos 70 anos de idade, se fosse possível comprar a força muscular no supermercado, TODOS OS IDOSOS COMPRARIAM, simplesmente porque nessa idade, a força muscular é tão baixa que cria limitações para realizar atividades simples da vida diária! Pois é, com o passar dos anos, envelhecemos e isso resulta em diminuição da força muscular, da capacidade aeróbica, do equilíbrio, da flexibilidade e da massa muscular, provocando muitas limitações para realizar movimentos da vida diária.

Interessantemente, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, esse processo não tem início apenas após os 60 anos de idade, mas sim, a partir dos 20 anos de idade! Isso significa então que o processo de envelhecimento não está acontecendo apenas em pessoas idosas, mas em pessoas jovens também!!! A ciência atesta que a prática regular de exercício físico pode minimizar os efeitos do envelhecimento nas variáveis de aptidão física, reduzindo a velocidade com que esse processo ocorre!!! Portanto, comece o quanto antes a prática de exercício para que você possa envelhecer com saúde!!!!

 

Espero que você tenha gostado desse conteúdo! Por favor, me ajude a divulgar o Viajando pela Fisiologia, compartilhando essa informação com seus amigos e amigas.

 

Grande abraço a todos e ótima semana!

Os comentários estão encerrados.