DUAS SEMANAS DE TREINO HIIT MELHORA A OXIDAÇÃO DE GORDURAS DURANTE O TREINO AERÓBICO CONTÍNUO MODERADO?
14/08/2017
Exercício Aumenta a Capacidade Cognitiva de Idosos: Impacto do Treino Resistido, HIIT e Aeróbico Contínuo Moderado
25/09/2017
Exibir tudo

Não seria bom se o dia tivesse mais de 24 horas? Se você também tem essa percepção, saiba que não está sozinho!!!! Parece que a cada dia que passa, temos mais tarefas a fazer e menos tempo disponível para muitas coisas, inclusive, para praticar exercício!

Você já reparou que a grande maioria dos estudos científicos sobre o HIIT aprece uma frase meio que padrão: “HIIT represented a time-efficient exercise estrategy for…”, em outras palavras, o HIIT promove alta eficiência em relação ao tempo gasto na sessão de exercício!

Por isso, nos últimos anos, muitos estudos foram conduzidos fazendo a comparação do HIIT com o treino Aeróbico Contínuo Moderado e, dependendo da variável de análise e do tempo do estudo, ora vence o HIIT ora vence o Treino Contínuo Moderado.

Umas dessas variáveis é a Biogênese Mitocondrial, que está associada à hipertrofia e hiperplasia mitocôndria, além da maior síntese proteica de enzimas aeróbicas que resulta no aumento do VO2 máximo.

No estudo de revisão conduzido por Maclnnis e Gibala (2017), publicado no Journal Physiology, os autores avaliação a sinalização para a BIOGÊNESE MITOCONDRIAL comparando o HIIT com o Treino Aeróbico Contínuo Moderado de forma AGUDA (1 sessão) e CRÔNICA (várias sessões) e chegaram a seguinte conclusão: após 1 sessão de ambos os treinos, a sinalização para a BIOGÊNESE MITOCONDRIAL por meio da ativação da AMPK e PGC1-alfa foi similar! Mas de forma crônica, a maior sinalização ocorreu em função do HIIT.

A sustentação para essa maior sinalização do HIIT numa condição crônica está associada ao maior consumo e ressíntese de ATP, maios liberação de cálcio pelo retículo sarcoplasmático, maior ativação da via cálcio-calmodulina, maior consumo de glicogênio muscular e maior acúmulo de metabólitos durantes as sessões de HIIT o que levaria, ao longo das semanas de treino, a maior ativação das vias de sinalização para BIOGÊNESE MITOCONDRIAL (Veja a Figura).

Mas isso não significa que o Treino Aeróbico Contínuo não promove a sinalização! Promove sim, porém em menor velocidade! Então, se não tem tempo para fazer exercício e deseja sinalizar a BIOGÊNESE MITOCONDRIAL, o HIIT pode ser uma estratégia, assim como ir de São Paulo para o Rio de Janeiro, há diversos caminhos…um meio de transporte vai mais rápido e outros vão mais lentos. Mas, no final, sempre chegamos! Fica a dica.

Os comentários estão encerrados.