VOCÊ SABE PORQUE HOJE SE FALA TANTO EM PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA?
13/06/2017
ATIVIDADE FÍSICA E BENEFÍCIOS PARA A MULHER.
17/06/2017
Exibir tudo

Olá pessoal, espero que todos estejam bem! Hoje estou iniciando mais uma rodada do quadro “Acertando os Conceitos”. Todas as quintas feiras às 15 horas, faço um post para explicar um CONCEITO da área da fisiologia do exercício e do treinamento. Meu objetivo com esse quadro é disponibilizar para todos os meus seguidores uma espécie de glossário para uma consulta rápida. Muitas vezes, quando estamos trabalhando ou estudando, podem surgir dúvidas sobre diversos conceitos. Com esse glossário, você poderá consultar os conceitos aqui descritos quantas vezes você quiser! Então continue acompanhando o Viajando pela Fisiologia.

 

Como todos já sabem, JUNHO é o mês do EXERCÍCIO E IDOSOS aqui no Viajando pela Fisiologia! E, durante esse mês, vou comentar conceitos importantes da área do exercício voltado para pessoas idosas.

Você sabia que existem dois tipos de ENVELHECIMENTO? É isso mesmo, existem dois tipos de envelhecimento, o PRIMÁRIO e o SECUNDÁRIO. Vamos ver a diferença entre eles:

  1. ENVELHECIMENTO PRIMÁRIO: é caracterizado pela deterioração inevitável das estruturas e funções celulares INDEPENDENTEMENTE da presença de doenças ou de fatores ligados ao meio ambiente.
  2. ENVELHECIMENTO SECUNDÁRIO: é caracterizado pela aceleração na deterioração das estruturas e funções celulares pela PRESENÇA de doenças ou de fatores ligados ao meio ambiente. Essas alterações poderiam ser EVITADAS.

Sabe qual é o principal fator o que pode levar ao ENVELHECIMENTO SECUNDÁRIO? A falta da PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO!!!! A falta de exercício ao longo do processo de envelhecimento ACELERA as alterações na Densidade Mineral Óssea, na Capacidade Aeróbica, na Força, Potência e Endurance Muscular, no Enrijecimento das Artérias e em muitas outras variáveis que poderiam ser EVITADAS!

Mas isso NÃO SIGNIFICA que se o IDOSO praticar regularmente EXERCÍCIO FÍSICO, que essas variáveis não sofreram alterações com o envelhecimento, afinal, todos nós estamos sujeitos ao ENVELHECIMENTO PRIMÁRIO e isso vai ocorrer com ou sem prática de exercício. Portanto, podemos minimizar os efeitos do Envelhecimento praticando regularmente exercício físico.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo! Por favor, me ajude a divulgar o Viajando pela Fisiologia, compartilhando essa informação com seus amigos e amigas.

 

Grande abraço a todos e ótima semana!

Os comentários estão encerrados.