Treinamento HIIT versus Treinamento Aeróbico Contínuo Prolongado, qual é o melhor para o emagrecimento?

Seu peso está aumentando? Saiba quanto por ano!
20/02/2017
A prática do HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) pode ser prazerosa?
27/02/2017
Exibir tudo
Muitos alunos me perguntam: professor, qual modelo de treinamento é mais eficiente para o emagrecimento? O treinamento HIIT ou o treinamento aeróbico contínuo prolongado? Essa é uma pergunta muito interessante e, para responde lá, precisamos primeiro pensar que para comparar esses dois métodos de treinamento, seria essencial , EQUIPARAR ambos os métodos em termos de DOSE de exercício por algum critério fisiológico. Pois, no caso da DOSE ser similar em ambos os métodos, o efeito nos indicadores de adiposidade corporal também poderiam ser similares. No caso da DOSE ser diferente, muito provavelmente, o modelo de treinamento com maior DOSE apresentaria os melhores resultados. Aqui, entenda DOSE de exercício como a relação entre volume (frequência semanal, duração da sessão, número de repetições) e intensidade do treinamento (sua percepção de esforço) ao longo de um período de semanas ou meses que resultará em adaptações morfofuncionais, como por exemplo, o emagrecimento.
E, como vocês já me conhecem, vou utilizar a ciência para responder essa pergunta. Em recente artigo publicado no Journal of Diabetes Research, Zhang et al (2017), compararam o efeito de 12 semanas do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) e do treinamento aeróbico contínuo prolongado nos indicadores de adiposidade abdominal visceral e subcutânea de 43 mulheres jovens, com idade entre 18 e 22 anos, com IMC acima de 25,00 Kg\m2 e com % de Gordura acima de 30%, ou seja, mulheres com excesso de peso.
As mulheres foram dividias em 3 grupos de exercício: Grupo Controle (CON): apenas atividades da vida diária. Grupo Aeróbico Contínuo Prolongado (MICT): 3 vezes na semana de bicicleta ergométrica à 60% do VO2máximo. Grupo (HIIT): 3 vezes na semana de bicicleta ergométrica sendo 4 minutos a 90% do VO2máximo intercalando com 3 minutos de pausa passiva, isto é parada, durante 12 semanas. Vale à pena lembrar que, todos os grupos a ingestão calórica dietética diária foi similar ao longo do estudo. Agora você vai me perguntar, por quantos minutos ambos os grupos pedalaram em cada sessão de exercício? Já que minutos gastos em exercício faz parte da DOSE de exercício. Ambos os grupos pedalaram até atingir 300 kilojoules. Isso mesmo, ambos os modelos de treino, atingiram a mesma meta de gasto calórico em todas as sessões, pois neste caso a DOSE TOTAL de exercício gerou o gasto calórico similar. A única diferença foi que no modelo HIIT, o tempo médio das sessões para atingir 300 Kilojoules foi de 32 minutos e no modelo aeróbico contínuo prolongado foi de 60 minutos.
Após 12 semanas, os autores encontraram redução significativa da gordura abdominal visceral e da gordura subcutânea em ambos os grupos quando comparados ao grupo controle. Porém, quando comparado o efeito da redução da adiposidade entre o grupo HIIT e o grupo aeróbico contínuo prolongado, não foi observada diferença significativa. O que isso quer dizer para você? Quer dizer que ambos os modelos de treinamento promoveram adaptações fisiológicas que resultaram na redução tanto da gordura abdominal visceral quanto na gordura subcutânea após 12 semanas, e quando comparados entre si, a redução da adiposidade foi similar.
Veja a figura abaixo:
E, porque a redução da adiposidade foi similar em ambos os grupos de treinamento? Porque a DOSE TOTAL de exercício foi similar. O que mudou de um modelo de treinamento para o outro foi a FORMA como a DOSE foi administrada ao longo de 12 semanas.
Esses resultados também foram observados em outros estudos com metodologia similar onde a DOSE de exercício foi EQUIPARADA por algum critério fisiológico, o que nos leva a concluir que podemos chegar ao mesmo resultado por dois caminhos diferentes! Dessa forma, o treinamento HIIT é mais uma estratégia que você poderá utilizar com seus alunos ou, se optar por qualquer razão o treinamento aeróbico contínuo prolongado, você poderá atingir o mesmo resultado. Então respondendo a pergunta do título, ambos os modelos são eficientes, pois o que realmente está valendo é a DOSE de exercício.
Para ler o artigo na integra, por favor, acesse o link abaixo:

Os comentários estão encerrados.