About Me

Aqui você aprende muito mais.

Linguagem clara e objetiva.


Minha Trajetória

Desde muito jovem, sempre estive envolvido com a Educação Física e a prática de esporte. Essa identificação teve início ainda na época da escola, onde o Voleibol foi o esporte de minha preferência. A identificação foi tanta, que aos 13 anos de idade, decidi que queria ser jogador de Voleibol, justo na época do “BUMMM”. O ano era 1992, onde a conquista do ouro olímpico em Barcelona proporcionou crescimento acelerado desse esporte no Brasil. Como parei de crescer, minha história como atleta federado de Voleibol terminou ainda na categoria infanto-juvenil, e aí, como muitos, fui estudar algo que tivesse a ver com o esporte, a Educação Física.

Ingressei no curso de graduação em Educação Física em 1997, na FMU, uma das instituições de maior referência da época. Como todo estudante de graduação, fui bombardeado de informações que me deixavam confuso. Até que no segundo ano de graduação, tive a primeira experiência com a FISIOLOGIA. Na época, eu gravava as aulas nos antigos gravadores de fita (àqueles pequenos) e, depois de cada aula, eu transcrevia cada palavra dita pelo professor na aula. Essa transcrição, em geral, gerava ao redor de 20 folhas de caderno frente e verso, enquanto que minhas anotações durante a aula, gerava apenas 1 folha de cadernos frente e verso.

Foi nessa época que comecei a perceber que eu não tinha condições de absorver tanta informação em um curto período de tempo, mas com a transcrição em mãos e, podendo ler e reler quantas vezes e onde quisesse, o meu entendimento em FISIOLOGIA aumento muito e passei a amar essa área do conhecimento.

Ao me formar na graduação, além de trabalhar na escola e na academia, fui fazer estágio de Pesquisador em Ciências do Esporte no CELAFISCS (Centro de Estudos do Laboratório de São Caetano do Sul) com o Doutor Victor Matsudo, fundador do CELAFISCS e do Programa de Promoção da Atividade Física Agita São Paulo que, nessa época, ganhou o mundo passando a ser chamado de Agita Mundo. Fiquei alguns anos no CELAFISCS onde aprendi muito sobre a importância de considerar as evidências científicas em minha vida profissional e iniciei a carreira acadêmica científica, onde em 2004, fiz a monitoria na disciplina de FISIOLOGIA com o meu amigo Prof. Doutor Aylton Figueira Júnior.

Em 2005, iniciei o Mestrado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) onde estudei os fatores associados à inatividade física em adolescentes, sob orientação da Profa. Dra Maria Helena Benício e do Prof. Dr. Alex Antonio Florindo e, aprendi muito sobre a Epidemiologia da Atividade Física e a tão temida Estatística. No mesmo ano, iniciei minha carreira na docência no Ensino Superior, com as disciplinas de Fisiologia do Exercício, Avaliação Física, Nutrição Aplicada, Treinamento Esportivo e Exercício para pessoas com Doenças Crônicas Degenerativas e, desde então, continuo atuando no ensino superior com essas disciplinas na FMU.

Em 2007, comecei a ministrar aulas nos curso de Pós Graduação (Especialização) na Universidade Gama Filho, da FMU, da Universidade Estácio de Sá e no Centro de Pesquisa e Ensino do Hospital Albert Einstein. Em 2015, iniciei o curso de Doutorado na Universidade São Judas Tadeu. Ainda, trabalhei por 10 anos como coordenador científico da Supporte Assessoria Esportiva Empresarial, ajudando no crescimento da ciência na área de atividade física empresarial.

Ao longo de minha trajetória, já estive em muitos congressos nacionais e internacionais, sempre aprendendo coisas novas, já ajudei a formar milhares de profissionais Graduados e Pós Graduados em Educação Física.  E, como já viajei praticamente todo o Brasil ministrando aulas, vi e soube de milhares de alunos e alunas que passavam 4, 6 ou 12 horas dentro de um barco, de um carro ou de um ônibus para se deslocar de suas cidades no interior do Brasil para as grandes cidades somente para ter aula e aumentar o conhecimento. Por outro lado, também soube, infelizmente, de muitos que desistiram por dificuldades financeiras devido às mensalidades dos cursos e pela dificuldade da distância. Já vi e soube de milhares de alunos que atingiram seus objetivos profissionais e de vida, graças ao investimento no conhecimento!!! Por isso estou aqui, quero levar o conhecimento que adquiri ao longo desses 17 anos de formado para todos os profissionais de Educação Física, através de uma linguagem simples, de fácil entendimento e de elevada aplicabilidade no dia a dia da academia, da aula de personal trainner, na escola, no grupo de idosos e nos mais diferentes grupos populacionais.

Ao coordenar a pesquisa intitulada “Conhecimento dos Profissionais de Educação Física Sobre as Recomendações do Colégio Americano de Medicina do Esporte do Exercício Aeróbico e Resistido para Adultos Saudáveis e com Doenças Crônicas Degenerativas”, constatei, infelizmente, baixo nível de conhecimento para prescrição do exercício aeróbico e resistido. Isso foi o inicio do Viajando pela Fisiologia, que nasceu para levar a você, profissional de Educação Física, informação técnico-científica de qualidade, com linguagem simples e aplicada para que você possa utilizar esse conhecimento para atingir a excelência profissional em seus atendimentos. E, com a ajuda da internet, poderei atingir milhares e milhares de profissionais de Educação Física, pois através de conteúdos online poderei viajar por todas as regiões do Brasil, sem fronteiras!