A Importância da Atividade Física na Prevenção do Câncer

TREINAMENTO RESISTIDO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
20/10/2017
TREINAMENTO HIIT APLICADO AOS CORREDORES
24/10/2017
Exibir tudo

Como todos sabem, estamos vivendo o Outubro Rosa. Esse mês é dedicado à divulgação de informações sobre a conscientização para a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer. E por que tudo isso? Muito simples!

Há evidências científicas muito consistentes que o excesso de peso, obesidade e inatividade física estão associados a, pelo menos, 13 tipos de câncer! E, acredite, a quantidade de pessoas com excesso de peso e obesidade no Brasil está crescendo. Basta ver os dados do Brasil!

O Câncer não pode ser definido como uma única doença, já que existem cerca de 200 tipos diferentes de tumores malignos (neoplasias), cada um com comportamento clínico diferente. Os principais tipos de Câncer são: câncer de mama, câncer de intestino, câncer de próstata, câncer de cólon, dentre outros. E, o mais interessante: a prática regular de atividade física é uma forma PRIMÁRIA DE PREVENÇÃO!

É isso mesmo, há várias evidências científicas que apontam que pessoas fisicamente ativas tem menor risco de desenvolvimento do câncer, justamente porque pessoas fisicamente ativas conseguem diminuir a adiposidade corporal, proporcionando um “ambiente metabólico” menos favorável ao tumor, principalmente, em função de baixos níveis sanguíneos de insulina e triglicerídeos. Nesse sentido, como a insulina e os fatores de crescimento similares a insulina (IGF) estimulam o crescimento celular, os níveis sanguíneos mais baixos dificultam o desenvolvimento de tumores.

Outro aspecto interessante é que a prática regular de atividade física reduz o quadro inflamatório crônico de baixo grau proporcionado pelo excesso de adiposidade corporal, locais ou sistêmicos, que estão associados ao desenvolvimento de diversos tipos de neoplasias, além de muitos outros benefícios em indicadores de saúde e de qualidade de vida.

Além disso, a prática regular de atividade física promove muitos outros benefícios como: melhora da autoestima, aumento da percepção de bem estar, melhora da autoimagem, aumento da força, potência e endurance muscular, aumento da função cardiorrespiratória e da função aeróbica, melhora o metabolismo da glicose e muitos outros.

Portanto, para PREVENÇÃO DO CÂNCER, a prática regular de atividade física é recomendada por instituições como Organização Mundial da Saúde e Colégio Americano de Medicina do Esporte. As recomendações sugerem atividades aeróbicas como caminhada, corrida, atividades aquáticas e outras, com duração progressiva de 15 a 60 minutos, entre 50 e 70% da Frequência Cardíaca Máxima, entre 3 e 5 vezes por semana. Também é recomendado o exercício resistido, 2 a 3 vezes por semana, entre 1 e 3 séries, 12-15 repetições, entre 50-70% de 1RM ou exercícios com o peso corporal em cargas leves.

Vamos estimular as pessoas para praticar mais atividade física!

Grande abraço a todos e sucesso!

Os comentários estão encerrados.