FORÇA MUSCULAR É FUNDAMENTAL NA VIDA DOS IDOSOS?

SINAIS PSICOLÓGICOS PODEM INDICAR UM POSSÍVEL OVERREACHING OU OVERTRAINING?
01/06/2017
O EXERCÍCIO RESISTIDO MELHORA A FUNÇÃO AERÓBICA DOS IDOSOS?
05/06/2017
Exibir tudo

A resposta é SIM! Quando olhamos para uma pessoa idosa, geralmente pensamos assim: é uma pessoa frágil! É verdade, a maioria das pessoas idosas tem um certo nível de fragilidade. Alguns idosos têm menor fragilidade e outros, maior grau de fragilidade. Essa fragilidade está associada à autonomia funcional. Entenda autonomia funcional como a capacidade que a pessoa idosa tem de executar todas as atividades da vida diária sem auxílio de terceiros.

Essa fragilidade está associada à diminuição da força muscular devido ao processo de envelhecimento! A força muscular é uma variável que permite o idoso caminhar, levantar e sentar da cadeira, subir e descer escadas, dançar e muitas outras atividades corriqueiras na vida de idosos. Então, quando a força diminui, a autonomia funcional também diminui! Quando a força aumenta, a autonomia funcional também aumenta! Portanto, um dos objetivos de um programa de exercício para pessoas idosas deve, sem dúvida nenhuma, ser o aumento da força muscular e, para isso, o treinamento resistido é indicado pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte.

E, se você pensa que para aumentar a força muscular de pessoas idosas apenas os aparelhos de musculação são indicados, você está errado!! Exercícios com o próprio peso corporal, exercícios com banda elástica, exercícios com pesos livres também podem ser utilizados!!! O importante é aumentar a força muscular para aumentar a autonomia funcional e a qualidade de vida de pessoas idosas. Então inclua exercícios de força na rotina de idosos!

Fonte: Falck RS et al. (2017)

Os comentários estão encerrados.