HIIT versus Aeróbico Contínuo na Variabilidade da Frequência Cardíaca. Qual é o Melhor?

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As doenças cardiovasculares respondem pela maior causa de mortalidade no Brasil! O treino HIIT tem sido utilizado como uma estratégia no aumento dos indicadores de aptidão física, como a potência aeróbica e diminuição do risco de mortalidade por doenças cardiovasculares.

Nos últimos anos, pesquisadores tem utilizado a variabilidade da frequência cardíaca como indicador de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovascular, utilizando os domínios tempo e frequência.

Estudo recente publicado por Alansare et al (2018), avaliou o efeito do HIIT e do treinamento aeróbico contínuo moderado na resposta da variabilidade da frequência cardíaca em 17 homens inativos com idades entre 20 e 40 anos. Foram realizadas 8 sessões de intervenção na Bike, sendo 40 minutos de forma contínua a 60-75% da  FCpico com 40 rpm e o HIIT por 20 minutos sendo 10 segundos a 90% da FCpico intercalando com 50 segundos de recuperação ativa a 50 rpm.

Os pesquisadores concluíram que ambos os grupos reduziram significativamente a pressão arterial sistólica de repouso e o domínio de tempo da variabilidade da frequência cardíaca. No entanto, a atividade simpatovagal melhorou significativamente somente no grupo HIIT.

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