HIIT versus SIT Qual é o Melhor? em Mulheres Obesas na Diminuição da Gordura Abdominal

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Tenho falado muito sobre a importância da ciência nas aulas de graduação, pós graduação, cursos presenciais ou online! Também pudera, minha criação científica se iniciou em 1998. Ao longo de 20 anos de carreira, aprendi a fazer, divulgar e utilizar a ciência como base da minha atuação profissional. Mas afinal, por que a ciência é tão importante? Existem várias explicações para essa pergunta! Aqui, deixo uma: a ciência busca “verdades e explicações de fenômenos” que poderão ajudar os Seres Humanos a Viverem Melhor!

E o mais bacana de tudo, as “verdades científicas” são TRANSITÓRIAS! O que há alguns anos atrás era tido como uma verdade absoluta, hoje pode não ser. Quer ver um exemplo? Até em meados de 2007, o treinamento aeróbico contínuo moderado (TACM) era tido como a principal recomendação para o emagrecimento em pessoas com Obesidade. Entretanto, atualmente, a ciência tem estudado diferentes modelos de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) como método de treinamento para Obesos. Veja, não quero dizer que o Treino Aeróbico Contínuo Moderado é Ruim, mas que nos últimos anos, a Ciência tem descoberto que outros modelos de treinamento podem ser mais eficientes!

Mas, acredito que já passamos pela comparação entre o treino aeróbico continuo moderado e o HIIT. A ciência já mostrou verdades sobre isso! O mais recente é saber qual o tipo de HIIT é mais eficiente na redução da adiposidade de pessoas Obesas! Foi exatamente isso que um estudo recente tentou descobrir. Imagine Mulheres Obesas Jovens sendo submetidas a dois Tipos de HIIT 3 vezes na semana durante 12 semanas: Modelo Clássico: HIIT realizado na BIKE, 4 repetições de 4 minutos a 90% do VO2 máxima intercalando com 3 minutos de pausa passiva e o HIIT no formato SIT (Sprint Interval Training): Bike, 80 repetições de 6 segundos de sprint máximo intercalando com 9 segundos de pausa passiva. É um SIT de Sprint Máximo!

Mas alguém poderia perguntar: “Que loucura isso com obesos”…. que nada, isso é a ciência tentando descobrir verdades que ainda não foram descobertas na tentativa de ajudar a vida das pessoas! Ah e detalhe… nesse estudo a dieta foi controlada e a avaliação da composição corporal foi realizada via padrão ouro (DEXA)! Após 12 semanas, ambos os modelos reduziram de forma similar o % de Gordura, a gordura androide e ginóide e a área da gordura visceral. Mas na área da gordura subcutânea abdominal, o HIIT tradicional foi mais eficiente (- 40 cm2 versus 17,0 cm2). Ah, já ia me esquecendo. Nos últimos 10 anos, há muitos outros trabalhos científicos demonstrando que os treinos intervalados de alta intensidade tem sido efetivo no emagrecimento! Isso é ciência…a busca pela verdade, mas essa verdade é transitória…daqui 10 anos, não sei se o HIIT será uma opção para obesos, a ciência vai dizer…

E olha que ainda tem alguns por aí, que falam que a ciência não serve para nada…..uma pena esse tipo de pensamento! A ciência e a prática tem que caminhar juntos!

Quer saber mais detalhes sobre esse estudo? Então acesse o canal do Viajando pela Fisiologia no YouTube. >>>Clique Aqui<<< e Assista

 

 

Referência: Tong et al. Comparing time efficiency of sprints vs. High – intensity interval training in reducing abdominal visceral fat in obese Young women: a randomized, controlled trial. Frontiers in physciology. 2018.

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