Qual o Melhor Modelo de Treino para Controle da Pré Hipertensão, HIIT ou Aeróbico Contínuo?

COMO CLASSIFICAR O HIGH INTENSITY INTERVAL TRAINING?
30/03/2018
HIIT versus SIT Qual é o Melhor? em Mulheres Obesas na Diminuição da Gordura Abdominal
06/09/2018
Exibir tudo

O treinamento aeróbico contínuo é, historicamente, recomendado como a principal estratégia não farmacológica de tratamento da Hipertensão Arterial, sendo recomendada pela American Heart Association com nível “A” de evidência científica. Entretanto, nos últimos anos, o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade tem ganhado espaço devido aos resultados promissores encontrados em diversos trabalhos no controle da pressão arterial de pessoas pré hipertensas e hipertensas.

Tenho visto uma tendência, e isso é natural, de “alguns” tentar “empurrar” o HIIT como única solução do controle pressórico, enquanto que “outros” tentam “empurrar” o treino aeróbico moderado contínuo, como única solução. Nesse contexto, surge a pergunta: “Qual modelo de treino é mais eficiente no controle pressórico de adultos pré hipertenso?” Foi justamente essa pergunta que o estudo de meta-análise publicado por Costa et al (2018) na Sport Medice tentou responder. Após selecionar rigorosamente 9 trabalhos que fizeram essa comparação, chegou se a seguinte conclusão:

  • Pressão Arterial Sistólica: o HIIT reduziu 6,3 mmHg e o Treino Aeróbico Contínuo 5,8 mmHg, sem diferença estatística significativa.
  • Pressão Arterial Diastólica: o HIIT reduziu 3,8 mmHg e o Aeróbico Contínuo 3,5 mmHg, sem diferença estatística significativa.

 

Portanto, já daria para, minimamente responder à pergunta: “Qual modelo de treino é mais eficiente?” Resposta: AMBOS! Com um detalhe: em média, as sessões de HIIT foram de 113 minutos semanais e as sessões de Treino Aeróbico Contínuo de 147 minutos semanas! Ou seja, o HIIT controlou a pressão arterial diastólica e sistólica com 23% menos tempo! Esses resultados, promovem redução entre 7 e 14% no risco de mortalidade por todas as causas de morte, por acidente vascular encefálico e por doença arterial coronariana!

Para o efeito no aumento do VO2 máximo, o HIIT foi mais eficiente do que o Treino Aeróbico Contínuo. O HIIT aumentou o VO2 máximo em 4,13 ml.Kg.min enquanto que o Treino Aeróbico Contínuo aumentou apenas 1,6 ml.Kg.min.

O estudo ainda analisou a aderência aos protocolos. A aderência ao HIIT foi de 88,9% e do Treino Aeróbico Contínuo de 85%!

Portanto, o HIIT apresentou maior eficiência somente no aumento do VO2 máximo! Para controle pressórico e aderência ao programa de exercício, ambos os treinos foram eficientes. Assim, o importante mesmo é a pessoa pré hipertensa se manter aderida a longo prazo ao programa de exercício!

Quer assistir o vídeo desse estudo com os resultados? CLIQUE AQUI

Grande abraço e sucesso

Professor Fabio Ceschini

Referência: Costa et al. Effects of High-Intensity Interval Training Versus ModerateIntensity Continuous Training On Blood Pressure in Adults with Pre- to Established Hypertension: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Trials. Sports Med https://doi.org/10.1007/s40279-018-0944-y, 2018.

Os comentários estão encerrados.