Adaptações Fisiológicas
20/04/2017
Tipos de Adaptações Fisiológicas.
27/04/2017
Exibir tudo

Como é de costume, toda segunda feira às 15 horas, faço um post comentando um artigo científico recente da área da fisiologia do exercício e do treinamento. E, como meu último curso online gratuito foi sobre “Envelhecimento, Exercício e Saúde”, gostaria de comentar mais um artigo sobre exercício e idosos.

O artigo dessa semana intitulado “Why do Seniors Leave Resistance Training Programs?” (Porque idosos desistem do treinamento resistido?), que foi publicado por Burton e colaboradores em 2017 merece a atenção de todos os profissionais de Educação Física que trabalham em academias. E, porque é necessário atenção e reflexão nesse artigo? Porque no curso online que ministrei há 18 dias, comentei que a prática do treinamento resistido por pelo menos 2 vezes na semana é FUNDAMENTAL para melhorar a CAPACIDADE FUNCIONAL de pessoas idosas e, consequentemente a AUTONOMIA FUNCIONAL.

O objetivo do estudo foi investigar os fatores que contribuem com a decisão de pessoas idosas para iniciar, desistir e recomeçar um programa de treinamento resistido. A amostra foi composta por 293 pessoas idosas (acima de 60 anos de idade) que decidiram iniciar um programa de treinamento resistido específico para idosos e depois de algum tempo, desistiram da continuidade do programa. Por meio de um questionário os pesquisadores identificaram os fatores de influência para iniciar, para a desistência e para um possível retorno ao programa de treinamento resistido.

Os resultados demonstram que os principais fatores de influência na decisão do idoso de INICIAR um programa de treinamento resistido foram: a possibilidade de receber orientação adequada durante as sessões de treinamento, prescrição do exercício individualizada para a autonomia funcional do idoso e ter profissionais sempre presentes durante toda a sessão de exercício.

Por outro lado os principais fatores de influência para DESISTÊNCIA foram: lesões, problemas de saúde, aumento na percepção de dores em função do exercício e NÃO RECEBER ORIENTAÇÃO ADEQUADA DURANTE AS SESSÕES DE TREINAMENTO RESISTIDO foram os principais fatores determinantes.

Ademais, os principais fatores de influência para um possível RETORNO ao programa de treinamento resistido foram: ter a disposição profissionais com maior qualificação que possam disponibilizar maior atenção ao idoso, que tenham conhecimento para individualizar o programa de exercício (SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES ESPECÍFICAS PARA IDOSOS) de acordo com as características do idoso e profissionais mais PRÓ ATIVOS.

A conclusão do estudo foi que para reduzir o número de idosos que desistem do programa de treinamento resistido nas academias e convencer os que desistiram a retornar ao programa, é necessário melhorar o suporte ao atendimento.

Assim, meus queridos amigos e amigas, reforço 3 sugestões que deixei para todos no curso online gratuito “Envelhecimento, Exercício e Saúde”;

1) O treinamento resistido no mínimo 2 vezes por semana é essencial para melhorar a AUTONOMIA FUNCIONAL de pessoas idosas;

2) Não basta apenas melhorar a AUTONOMIA FUNCIONAL, é preciso manter o idoso dentro dessa melhor autonomia para melhorar a qualidade de vida. Assim, manter o idoso praticante regularmente o programa de treinamento resistido é tão fundamental quanto iniciar o programa;

3) Um idoso desistir do programa de treinamento resistido por causa de uma lesão ou doença é fácil de entender! O que não é fácil entender é que o idoso possa desistir por FALTA DE ORIENTAÇÃO ADEQUADA!!

Portanto, sugiro fortemente que você pense a partir de hoje em 2 pontos importantes:

1) A população brasileira está envelhecendo e, portanto, cada vez mais terão idosos nas academias que devem ser orientados adequadamente em relação à prescrição do exercício de acordo com as características individuais e a correta supervisão;

2) Se por qualquer razão você achar que não está preparado para atender adequadamente esse grupo populacional, então comece a se preparar. Leia mais sobre exercício e idosos!

Você já tem o meu E-BOOK GRATUITO sobre o assunto? Se não tiver, clique no link a seguir:

Clique Aqui para Receber o E-Book.

Faça cursos online ou presenciais para se atualizar e melhorar a qualidade do atendimento. Muito breve, vou OFERECER um curso online completo sobre o assunto voltado para ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL. Continue acompanhando o Viajando pela Fisiologia no Facebook que muito breve trarei informações!

Profissional atualizado significa melhor prestação de serviço e todos vão ganhar com isso, a academia, as pessoas idosas e você, profissional de Educação Física.

Deixe seu comentário contando sua experiência com o treinamento resistido para pessoas idosas. Deixe um comentário com suas dúvidas! Estou aqui para te ajudar! Me ajude, divulgando e compartilhando esse conteúdo!

Para acessar o artigo na integra, por favor, clique no link abaixo:

Grande abraço vamos juntos Viajar pela Fisiologia.

Clique Aqui para baixar o Artigo na íntegra.

Os comentários estão encerrados.