TIPOS DE TREINO INTERVALADO: HIIT CURTO
28/03/2018
Qual o Melhor Modelo de Treino para Controle da Pré Hipertensão, HIIT ou Aeróbico Contínuo?
31/08/2018
Exibir tudo

O Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) se tornou uma febre mundial nos últimos anos! Isso se deve muito a Relação Tempo:Eficiência, ou seja, o HIIT promove excelentes resultados em indicadores de aptidão física e saúde com menos tempo de exercício (frequência semanal e duração da sessão) em comparação aos métodos tradicionais!

Só tem um problema…..para prescrever o HIIT adequadamente, o profissional de educação Física deve, pelo menos, manipular e combinar 10 variáveis de prescrição que definem o tipo de protocolo, a carga total de trabalho e, consequentemente as adaptações agudas, sub-agudas e crônicas que devem ocorrer.

Para facilitar o nosso entendimento sobre o HIIT (e de outras coisas também), sempre buscamos algum tipo de classificação em categorias, pois assim poderíamos isolar determinada categoria e entender melhor os efeitos dos diversos tipos HIIT em indicadores de aptidão física e saúde.

Aqui surge outro problema! As nomenclaturas utilizadas na literatura, por muitas vezes, podem criar certa confusão e dificultar o nosso entendimento! Então, como Classificar o HIIT a Partir da Combinação das Variáveis de Prescrição?

– SIT (Sprint Interval Training)! Esse modelo é caracterizado por séries de esforços “All Out” de 30 segundos intercalando com períodos de recuperação entre 2 e 4 minutos, geralmente recuperação passiva.

– RST (Repeated Sprint Training)! Esse modelo é caracterizado por séries de esforços de curtíssima duração, entre 3 e 7 segundos com intensidade ao redor de 160% da vVO2máx (velocidade associada ao VO2 máximo) intercalando com períodos de recuperação menores de 60 segundos.

– O HIIT Longo é caracterizado por séries de esforços acima de 60 segundos com intensidade entre de 160-120%% da vVO2máx (velocidade associada ao VO2 máximo).

– O HIIT Curto é caracterizado por séries de esforços menores de 60 segundos com intensidade entre de 90-100%% da vVO2máx (velocidade associada ao VO2 máximo).

Quer saber mais sobre essas 10 variáveis e como combiná las para a prescrição benéfica e segura do HIIT? Curso Online “Prescrição do Treino HIIT Baseado em Evidências Científicas”.

Nesse curso você vai aprender como combinar as variáveis de prescrição do HIIT para atingir os resultados dos seus alunos, como prescrever e controlar a intensidade e ainda vai aprender mais de 30 modelos de protocolos.

 

Grande abraço e sucesso!

 

Referência: Buchheit M, Laursen PB. High-intensity interval training, solutions to the programming puzzle: Part I: cardiopulmonary emphasis. Sports Med 2013;43:313-338.

Os comentários estão encerrados.