Treinamento HIIT promove benefícios para os adolescentes?
10/04/2017
Treinamento de força melhora a capacidade aeróbica muscular e a tolerância à glicose em idosos
17/04/2017
Exibir tudo

Olá pessoal, espero que todos estejam bem! Hoje estou iniciando a terceira rodada do quadro “Acertando os Conceitos”. Todas as quintas feiras às 15 horas, faço um post para explicar um CONCEITO da área da fisiologia e do treinamento. Meu objetivo com esse quadro é disponibilizar para todos os meus seguidores uma espécie de glossário para uma consulta rápida. Muitas vezes, quando estamos trabalhando ou estudando, podem surgir dúvidas sobre diversos conceitos. Com esse glossário, você poderá consultar os conceitos aqui descritos quantas vezes você quiser! Então continue acompanhando o Viajando pela Fisiologia.

Na última quinta feira, postei um breve comentário sobre o conceito DOSE de EXERCÍCIO. Conforme prometi, hoje quero dar alguns exemplos práticos pensando sempre no conceito de dose. DOSE significa “combinar nas devidas proporções”. As variáveis que compõe a DOSE são: volume, intensidade e um período de semanas ou meses que o aluno (a) ficará exposto.

Pense nesses três protocolos de treino aeróbico que será realizado na esteira durante 3 vezes na semana por um período de 12 semanas em pessoas iniciantes em programas de exercício:

Protocolo A: 3 vezes na semana durante 30 minutos contínuos com 75% da FCMáxima;

Protocolo B: 3 vezes na semana durante 15 minutos contínuos, sendo 15 minutos no período da manhã e 15 minutos no período da tarde, ambos com 75% da FCMáxima;

Protocolo C: 3 vezes na semana durante 10 minutos contínuos, sendo 10 minutos no período da manhã, 10 minutos no período da tarde e 10 minutos no período da noite, ambos com 75% da FCMáxima;

 

A pergunta aqui seria: para os 3 protocolos descritos, as DOSES DE EXERCÍCIO são IGUAIS ou DIFERENTES? Vamos analisar! No post da semana passada, escrevi que DOSE é: Volume X Intensidade\Tempo!

Isto é: DOSE é o produto do volume multiplicado pela intensidade dividido pelo tempo em dias, semanas, meses ou anos. Assim, como a palavra DOSE é definida como “combinar nas devidas proporções”, o profissional de Educação Física que prescreve exercício deve combinar nas devidas proporções o volume e a intensidade ao longo de um período de semanas, meses ou anos para um determinado objetivo que possa ser atingido ao longo do tempo com segurança caso o aluno (a) fique exposto a essa DOSE DE EXERCÍCIO!

Então, qual seria a DOSE do Protocolo “A” de treino para as 12 semanas? Considere que frequência semanal e duração são variáveis que expressam o VOLUME de treino, o % da FCMáxima a INTENSIDADE de treino e as 12 semanas o NÚMERO TOTAL DE SEMANAS que o aluno (a) ficará exposto a DOSE.

Portanto, matematicamente a DOSE do Protocolo “A” ficaria assim: 3 vezes na semana X 30 minutos (VOLUME) X 75% da FCMáxima (INTENSIDADE) dividido por 12 semanas (número de semanas em treino).

Portanto a DOSE é: 3X20X75 = 6.750 dividido por 12 = 562,5!

A descrição matemática da DOSE do Protocolo “B” ficaria assim: 6X15X75= 6.750 dividido por 12 = 562,5!

A descrição matemática da DOSE do Protocolo “C” ficaria assim: 9X10X75 = 6.750 dividido por 12 = 562,5!

Percebeu? Para os três tipos de protocolos, a DOSE foi exatamente a mesma!!! IGUAL! No Protocolo “A” a aluno (a) fez o exercício 1 vez ao dia sendo 30 minutos a 75% da FCMáxima (3 sessões de exercício na semana totalizando 30 minutos por dia).

No Protocolo “B”, o aluno (a) fez 2 vezes ao dia de 15 minutos a 75% da FCMáxima, (6 sessões na semana totalizando 30 minutos por dia). No Protocolo “C”, o aluno (a) fez 3 vezes ao dia de 10 minutos a 75% da FCMáxima, (9 sessões na semana totalizando 30 minutos por dia). Portanto, a DOSE só poderia ser igual. Assim, caso o objetivo desse treino fosse alterar a composição corporal ou a capacidade aeróbica, os resultados apresentariam a mesma magnitude em termos de melhora, porque a DOSE foi IGUA, então as RESPOSTAS ADAPTATIVAS FISIOLÓGICAS serão da mesma magnitude!! Há muitos e muitos artigos que comprovam esse raciocínio!

Na próxima semana, tratei um artigo que atesta exatamente isso!

Por favor, deixe seus comentários, suas sugestões de temas para novos Workshops, cursos online, novos comentários de artigos científicos ou de conceitos que você gostaria de ver aqui no Viajando pela Fisiologia para aumentar o seu conhecimento.

Grande abraço à todos e ótima semana!!

Os comentários estão encerrados.