O Treinamento Intervalado de Alta Intensidade e Baixo Volume Melhora a Glicemia Sanguínea e a Síntese Proteica Mitocondrial em Pessoas com Diabetes Tipo 2?

MAS AFINAL, O QUE SIGNIFICA A SILGA HICT?
27/07/2017
OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO VÃO MUITO ALÉM DOS BENEFÍCIOS FISIOLÓGICOS!
01/08/2017
Exibir tudo

Melhora sim!

Foi o que demonstrou um estudo publicado pela Equipe do Doutor Martin Gibala em 2011!

Nesse estudo, os pesquisadores selecionaram 8 pessoas com diagnóstico de Diabetes Tipo 2, Fisicamente Inativas, com IMC médio de 32 Kg\m2 e sem nenhuma contraindicação para a participação no Treinamento HIIT.

A intervenção utilizada foi o seguinte: 3 vezes na semana durante 2 semanas, em sessões separadas por 48 horas de descanso de um protocolo de Treinamento HIIT com Baixo Volume.

O protocolo foi o seguinte: BIKE 3 minutos de aquecimento pedalando com 50 Watts e 2 minutos de volta a calma pedalando com 50 Watts. Foram 10 séries de 1 minuto a 90% da Frequência Cardíaca Máxima (velocidade entre 80-100 rpm) intercalando com 1 minuto de pausa ativa (50 Watts pedalando vagarosamente). O tempo total da sessão foi de aproximadamente 25 minutos.

Após 2 semanas (6 sessões de Treino HIIT), observou se redução significativa na glicemia sanguínea mensurada por 24 horas. Veja a Figura Abaixo:

A capacidade de síntese proteica mitocondrial foi avaliada por meio da produção de enzimas mitocôndrias (enzimas são proteínas). Foi observado aumento significativo no conteúdo proteico de 3 complexos enzimáticos e da atividade da Citrato Sintase.

Além disso, houve aumento significativo no conteúdo da proteína GLUT 4 intramuscular (Proteína responsável pela captação de glicose).

Os autores concluíram que o Treinamento HIIT de Baixo Volume diminuiu a glicemia sanguínea, aumentou o conteúdo proteico mitocondrial e o conteúdo de GLUT4 após 6 sessões de aproximadamente 25 minutos de treino e 3 vezes na semana, ou seja, 50% menos tempo comparado as Diretrizes Mundiais que recomendam acumular pelo menor 150 minutos de exercício moderado a vigoroso por semana.

 

Grande abraço a todos, ótima semana e SUCESSO!

 

Fonte: (Little et al, 2011. J Appl Physiol)

Os comentários estão encerrados.