Treino HIIT melhora indicadores Cognitivos em Idosos Inativos?
12/10/2017
TREINAMENTO RESISTIDO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
20/10/2017
Exibir tudo

O artigo de hoje intitulado “Effects of Supervised vs. Unsupervised Training Programs on Balance and Muscle Strength in Older Adults: A Systematic Review and Meta-Analysis que traduzido para o português é: “Efeito de programas de Treinamento Resistido e de Equilíbrio em Idosos: Estudo de revisão sistemática e de meta-analise”. O artigo foi publicado por Lacroix et al, na Sports Medicine (2017), uma das melhores revistas científicas do mundo.

O primeiro ponto que gostaria de destacar é que a prática de exercício resistido e de equilíbrio é fundamental na melhora da CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS. Entenda Capacidade Funcional como a capacidade que o Idoso tem de fazer as tarefas da vida diária. Inclusive, o aumento da FORÇA MUSCULAR está diretamente relacionado com o MENOR RISCO de desenvolver Doenças Cardiometabólicas e de Mortalidade.

Nesse sentido, o artigo de hoje discuti a questão do treinamento ser SUPERVISIONADO (Prescrição, Orientação e Supervisão do Profissional de Educação Física) ou NÃO SUPERVISIONADO (Sem Prescrição, Orientação e Supervisão do Profissional de Educação Física). Os dados são muito interessantes!

Os autores demonstraram que tanto para o AUMENTO DA FORÇA E POTÊNCIA MUSCULAR quanto para a MELHORA DO EQUILÍBRIO ESTÁTICO E DINÂMICO, os TREINOS SUPERVISIONADOS promoveram melhoras significativamente maiores quando comparados aos treinos NÃO SUPERVISIONADOS! Ainda, os autores demonstraram que tanto para períodos curtos de treino (<12 semanas) quanto para períodos mais longos de treino (>12 semanas), PRESCREVER EXERCÍCIO RESISTIDO pelo %1RM promoveu aumentos significativamente maiores na Força e Potência Muscular quando comparado a Escala de Percepção Subjetiva de Esforço.

Para finalizar, gostaria de deixar 2 sugestões:

1) A melhora da força e potência muscular e do equilíbrio promove melhora significativa na capacidade funcional de Idosos, levando a melhora qualidade de vida e menor risco de desenvolver ou agravar doenças cardiometabólicas. Portanto, treinamento de força e potência muscular é essencial para IDOSOS;

2) Prescrever, Orientar e Supervisionar Programas de Exercício Resistido para IDOSOS é dever do Profissional de Educação Física e, portanto, vamos fazer nosso trabalho da melhor forma possível, afinal, os IDOSOS estão cada vez mais presentes nas academias!

Quer aprender mais sobre a Prescrição do Exercício para Idosos?

O Viajando pela Fisiologia tem um curso 100% online ideal para VOCÊ: “Prescrição do Exercício para Idosos Baseado em Evidências Científicas”.

Clique no link e faça a sua inscrição: https://fabioceschini.com.br/cursos/idoso/

Grande abraço e Sucesso

Os comentários estão encerrados.