Treinamento de força de baixo volume pode reduzir a gordura abdominal e aumentar a força muscular em 12 semanas?

8 calorias por minuto em exercício é suficiente para o Emagrecimento?
15/03/2017
Professor, tentei fazer uma sessão de HIIT e não consegui completar o plano! O que fazer?
25/03/2017
Exibir tudo

O treinamento de força muscular (musculação) de forma regular promove diferentes adaptações fisiológicas que se traduzem na melhora da força muscular, resposta hipertrófica, melhora da função enzimática oxidativa e glicolítica, melhora da função cardiovascular, melhora da função óssea e auxilia no controle dos indicadores de composição corporal. Muito tem se discutido na literatura, congressos e simpósios, qual seria o melhor modelo de treinamento de força para a redução da adiposidade abdominal, tanto em indivíduos iniciantes como nos mais avançados. Se tratando de pessoas com histórico em treinamento de força, há algumas opções interessantes de treinamento para a redução da adiposidade abdominal, sendo que nos últimos anos, o treinamento de força com baixo volume tem ganhado espaço. Nesse sentido, será que o treinamento de força de baixo volume pode reduzir a gordura abdominal e aumentar a força muscular em apenas 12 semanas?
Estudos demonstram que sim, em especial, um estudo publicado recentemente pelo nosso grupo de pesquisa na Universidade São Judas Tadeu no Journal of Exercise Physiology Online.
Nesse trabalho, os autores estudaram o efeito de 12 semanas de treinamento de força muscular (musculação) nos indicadores de composição corporal e neuromusculares em 15 homens e mulheres jovens, com idade média de 28 anos, com experiência prévia de pelo menos 1 ano em treinamento de força.
O protocolo de treinamento foi realizado por 3 vezes na semana, durante 12 semanas, com 9 exercícios, 3 séries por exercício de 8 repetições com 85% de 1RM e com 40 segundos de recuperação entre séries e exercícios.
Comparando os resultados pré e após 12 semanas de treinamento de força de baixo volume, os autores encontraram redução de 1,3% no peso corporal, redução de 2,4% na circunferência abdominal, redução de 10,3% na gordura abdominal e redução de 19,4% na somatória de 7 dobras cutâneas. Por outro lado, houve aumento de 3,4% na massa muscular, aumento de 16,9% na força de membros superiores e de 63,4% na força de membros inferiores.
Assim, os autores concluíram que houve redução significativa dos indicadores de gordura abdominal e aumento significativo na força muscular após 12 semanas de treinamento de força com baixo volume.
Mas, você que é meu querido seguidor, atente para um detalhe importante para a interpretação desse estudo. A amostra estudada foi composta por homens e mulheres que pelo menos 1 ano de experiência em treinamento de força muscular. Portanto, esses dados estão valendo para pessoas mais experientes e não necessariamente para os iniciantes em treinamento de força.

Você tem utilizado o treinamento de força muscular de baixo volume em seus alunos? Você tem utilizado o treinamento de força com frequência como uma estratégia de emagrecimento com seus alunos? Deixe seu comentário contando sua experiência. Tem dificuldades de entender a fisiologia por trás do treinamento de força muscular? Por favor, me conte como posso te ajudar! Mande uma mensagem, deixe o seu comentário e vamos juntos Viajar pela Fisiologia.
E, lembre se, toda a segunda feira às 15 horas, farei um post comentando um artigo recente que fale de treinamento e fisiologia, além de disponibilizar o link de acesso para fazer o download do artigo para leitura e, por que estou fazendo isso? Para te ajudar a aumentar o seu conhecimento.

Para ler o artigo na integra, por favor, acesse o link abaixo:

Clique Aqui.

Os comentários estão encerrados.