DIRETRIZES PARA PRESCRIÇÃO DO TREINAMENTO RESISTIDO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
28/10/2017
Hipertensão Arterial e Exercício
08/12/2017
Exibir tudo

O QUE ESPERAR APÓS 8 ANOS DE EXERCÍCIO REGULAR?

Você sabia que um dos MAIORES BENEFÍCIOS da prática regular de exercício é a DIMINUIÇÃO DO RISCO DE MORTALIDADE?

É isso mesmo! Praticar exercício regularmente promove diversos benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais ao longo do tempo! A somatória desses benefícios resulta em MENOR RISCO DE MORTALIDADE POR DOENÇAS COMO HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES TIPO 2!

Estudo de follow-up (longitudinal) de 8 anos com 34 hipertensos ou diabéticos tipo 2 avaliou o efeito de 8 anos de PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO na resposta pressórica e no risco de mortalidade. O Programa de Exercício foi composto de 3 vezes por semana, 40 minutos de caminhada em intensidade moderada (40-65% do VO2 máximo) e 25 minutos de exercícios resistidos com halteres.

Durante os 8 anos de acompanhamento, ocorreram cinco óbitos no grupo controle e nenhum no grupo exercício. A mortalidade foi 29,4% menor entre os participantes do PROGRAMA DE EXERCÍCIO. A quantidade de consultas médicas e pressão arterial diastólica foram significantemente menores para os praticantes de exercício. Os autores concluíram que após oito anos, os participantes do grupo exercício tiveram menor número de consultas médicas, melhor controle da pressão arterial e menor ocorrência de mortes.

Você que é Profissional de Educação Física que trabalha com a prescrição do exercício, preste muita atenção agora: converse com seus alunos, argumente sobre a necessidade do programa de exercício SER REGULAR (Crônico) para que, além dos benefícios estéticos e funcionais, nossos alunos consigam viver por mais tempo e com maior qualidade de vida!

A PRÁTICA DE EXERCÍCIO VAI MUITO ALÉM DOS BENEFÍCIOS ESTÉTICOS! REGULARIDADE À LONGO PRAZO É O SEGREDO!!

Fonte: Turi et al.   Exercise, Blood pressure and mortality: findings of eight years of follow-up. Rev Bras Med Esporte – Vol. 23, No 2, 2017.

Os comentários estão encerrados.