O treinamento HIIT pode ser aplicado em populações com alto risco cardiovascular?
03/04/2017
Treinamento HIIT promove benefícios para os adolescentes?
10/04/2017
Exibir tudo

Olá pessoal, espero que todos estejam bem! Hoje estou iniciando a segunda rodada do quadro “Acertando os Conceitos”. Todas as quintas feiras às 15 horas, faço um post para explicar um CONCEITO da área da fisiologia e do treinamento. Meu objetivo com esse quadro é disponibilizar para todos os meus seguidores uma espécie de glossário para uma consulta rápida. Muitas vezes, quando estamos trabalhando ou estudando, podem surgir dúvidas sobre diversos conceitos. Com esse glossário, você poderá consultar os conceitos aqui descritos quantas vezes você quiser! Então continue acompanhando o Viajando pela Fisiologia.
Na última quinta feira, postei um breve comentário dos conceitos ATIVIDADE FÍSICA e EXERCÍCIO. Hoje quero conceituar a famosa DOSE DE EXERCÍCIO. A dose de esforço é uma característica específica do exercício (lembre se do post da semana passada). Exercício tem DOSE DE EXERCÍCIO definida para um determinado objetivo.

Segundo o dicionário Aurélio online (www.dicionarioaurelio.com.br), a palavra DOSE significa “combinar nas devidas proporções”. Vamos entender melhor esse significado! Para ter a DOSE DE EXERCÍCIO definida, você profissional de Educação, precisa “combinar nas devidas proporções” dos componentes de uma DOSE. E, quais componentes seriam esses? Pois bem, toda DOSE sempre terá três componentes que, integrados, definem a DOSE DE EXERCÍCIO. São eles:
1) O volume de exercício;
2) A intensidade do exercício;
3) O tempo que seu aluno (a) ficará exposto a esse volume e essa intensidade, podendo ser, dias, semanas, meses ou anos.

O volume é o aspecto de quantidade da DOSE. Geralmente o volume está associado à frequência semanal de exercício, a duração da sessão de exercício, números de tiros ou séries nos treinos intervalados, números de exercícios nos treinos circuitados, número de exercícios, séries ou repetições no treinamento resistido. Por exemplo, considere o aluno “A” e o aluno “B”. O aluno “A” irá fazer um treino aeróbico 3 vezes por semana durante 30 minutos por sessão. O aluno “B” irá fazer um treino aeróbico 3 vezes por semana, porém durante 45 minutos! Qual dos alunos tem maior volume de exercício? Como o critério frequência semanal é igual para ambos os alunos, o aluno “B” irá ficar exposto ao treino aeróbico 15 minutos a mais do que o aluno “A”. Portanto o aluno “B” tem maior volume de treino.
A intensidade é o aspecto de qualidade da DOSE. Geralmente a intensidade esta associada à percepção da dificuldade de manter um determinado exercício que, pode facilmente ser detectada monitorando algumas variáveis fisiológicas, como a frequência cardíaca, o lactato sanguíneo, a ventilação pulmonar, o gasto calórico por minuto, a velocidade do movimento, a quantidade de peso de um determinado movimento, pela percepção subjetiva de esforço, dentre outras formas.

Portanto, DOSE DE EXERCÍCIO é: Volume X Intensidade\Tempo!

Isto é: DOSE DE EXERCÍCIO é o produto do volume multiplicado pela intensidade dividido pelo tempo em dias, semanas, meses ou anos. Assim, como a palavra DOSE é definida como “combinar nas devidas proporções”, o profissional de Educação Física que prescreve exercício deve combinar nas devidas proporções o volume e a intensidade ao longo de um período de semanas, meses ou anos para um determinado objetivo que possa ser atingido ao longo do tempo com segurança, caso o aluno (a) fique exposto a essa DOSE DE EXERCÍCIO! Para todo o objetivo de treinamento sempre haverá uma DOSE DE EXERCÍCIO definida. Muitas pessoas estão praticando exercício e não conseguem alcançar os resultados esperados! Isso pode ser explicado por múltiplos fatores, entretanto, muitos têm praticado exercício com DOSE abaixo do necessário para alcançar seus objetivos! Isso comumente acontece com pessoas que utilizam a prática do EXERCÍCIO com o objetivo de emagrecimento. Então, adequar a DOSE DE EXERCÍCIO é altamente necessário para maximizar os resultados em programas de exercícios!

Na próxima quinta feira, darei alguns exemplos específicos de como “combinar nas devidas proporções”, os componentes da DOSE DE EXERCÍCIO.

Por favor, deixe seus comentários, suas sugestões de temas para novos Workshops, cursos online, novos comentários de artigos científicos ou de conceitos que você gostaria de ver aqui no Viajando pela Fisiologia para aumentar o seu conhecimento.

Grande abraço à todos e ótima semana!!

Os comentários estão encerrados.