Qual modelo de treino é mais eficiente para minimizar os efeitos deletérios do Envelhecimento na Densidade Mineral Óssea de Idosos?

VAMOS PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA?
19/06/2017
EXERCÍCIO DENTRO DA PISCINA É EFETIVO PARA MELHORA DA DENSIDADE MINERAL ÓSSEA?
20/06/2017
Exibir tudo

Olá meus amigos e amigas, mais uma semana iniciando e, como de costume, toda segunda feira às 15 horas, faço um post apresentando e comentando um artigo científico da área da fisiologia e do treinamento. E, como JUNHO é o mês do IDOSO no VIAJANDO PELA FISIOLOGIA, vamos falar muito sobre os benefícios dos diferentes modelos de exercício para IDOSOS (aeróbico, resistido, combinado, aquático, pilates, dentre outros). Portanto, vou solicitar sua atenção para acompanhar todos os posts do Viajando pela Fisiologia nesse mês, porque esse grupo populacional está crescendo de forma acelerada e, a prática regular de exercício é FUNDAMENTAL na promoção da Qualidade de Vida dos idosos. Então, vamos juntos aprender um pouco mais!

Uma das perguntas mais frequentes que venho recebendo em meu e-mail (contato@fabioceschini.com.br) é a seguinte: “Qual modelo de treino é melhor para minimizar os efeitos do Envelhecimento na Massa Óssea?”

Como de costume, vou utilizar a ciência para responder essa pergunta, por meio do artigo publicado por Beavers e colaboradores no Journals Gerentology Medical Sciences em 2017. Nesse trabalho, o objetivo foi comparar o efeito do treinamento resistido e do treinamento aeróbico associado à restrição calórica na densidade mineral óssea de Quadril e Coluna em mulheres idosas com idade entre 65 e 79 anos de idade com excesso de peso e obesidade além de sedentárias há pelo menos 6 meses. As mulheres foram divididas em 2 grupos: GRUPO TREINAMENTO RESISTIDO e GRUPO TREINAMNETO AERÓBICO.

O treinamento RESISTIDO foi realizado durante 5 meses, sendo 3 vezes por semana, 8 exercícios para grandes grupos musculares, 3 séries, 10 repetições a 70% de 1RM. A restrição alimentar foi ajustada para promover redução entre 5 e 10% do peso corporal (600 Kcal abaixo da Taxa Metabólica de Repouso).

O treinamento AERÓBICO também foi realizado durante 5 meses, sendo caminhada na esteira, 4 vezes na semana durante 30 minutos por sessão. A intensidade foi de 65 a 70% da Frequência Cardíaca de Reserva. A restrição alimentar foi ajustada para promover redução de aproximadamente 5% do peso corporal (250 kcal abaixo da Taxa Metabólica de Repouso).

Os indicadores de Densidade Mineral Óssea (densidade total do quadril [g\cm2] e coluna lombar [g\cm2]) eram similares entre os grupos antes de iniciar o protocolo de treinamento.

Após 5 meses de exercício regular, foram encontrados os seguintes resultados: O GRUPO TREINAMENTO RESISTIDO aumentou significativamente a densidade mineral óssea total do quadril [g\cm2], da cabeça do fêmur [g\cm2] e da coluna lombar [g\cm2]. O GRUPO TREINAMENTO AERÓBICO aumentou similar ao GRUPO TREINAMENTO RESISTIDO apenas na região da coluna lombar [g\cm2]. Para a densidade mineral óssea total do quadril [g\cm2] e da cabeça do fêmur [g\cm2], houve redução.

Dessa forma, os autores concluíram que o TREINAMENTO RESISTIDO foi mais eficiente por ter aumentado significativamente as três regiões avaliadas no estudo.

Atente para duas questões interessantes: 1) O treinamento aeróbico caminhada na esteira a 65-70% da Frequência Cardíaca de Reserva aumentou a densidade mineral óssea similar ao treinamento resistido na região da coluna lombar! Portanto, o treino aeróbico foi tão eficiente quanto o resistido nessa região! 2) repare no protocolo de treinamento resistido. Séries com 10 repetições a 70% de 1RM. É exatamente a recomendação do Colégio Americano de Medicina do Esporte para minimizar os efeitos do envelhecimento na Densidade Mineral Óssea! Portanto, se tratando de treinamento resistido, a sobrecarga é considerável! Então, se o objetivo do treinamento resistido for melhorar a resposta da Densidade Mineral Óssea em idosos, atente para colocar em prática a recomendação!!!

Você tem utilizado o TREINAMENTO RESISTIDO em seus alunos idosos? Deixe seu comentário contando sua experiência. Deixe um comentário falando das suas dificuldades! Estamos aqui para te ajudar! Grande abraço a todos e ótima semana!

Os comentários estão encerrados.