Exercício Aumenta a Capacidade Cognitiva de Idosos: Impacto do Treino Resistido, HIIT e Aeróbico Contínuo Moderado
25/09/2017
O Treinamento Resistido Melhora a Qualidade do Sono?
05/10/2017
Exibir tudo

Dia 01 de outubro é o Dia Internacional do Idoso. E nessa data, o Viajando pela Fisiologia gostaria de convocar todos os Profissionais de Educação Física para uma breve reflexão sobre o tema Exercício e Idosos.

E por que essa breve reflexão? Muito simples a resposta. Hoje sabemos que a prática regular de exercício físico é o principal meio de intervenção que permite minimizar os efeitos do envelhecimento na capacidade funcional de Idosos.

Recentemente, duas das maiores Instituições Internacionais [Organização Mundial da Saúde e American Heart Association], editaram posicionamentos oficiais [GUIDELINES] onde atestam que a prática regular de exercício é fator determinante na melhora da capacidade funcional de idosos.

A Organização Mundial da Saúde publicou em 2017 o documento “Integrated care for older people: Guidelines on community-level interventions to manage declines in intrinsic capacity” onde descreve que a prática regular de exercícios aeróbicos, resistidos, de equilíbrio, de mobilidade e de flexibilidade são RECOMENDADOS para idosos que apresentem declínio da capacidade física e da capacidade metal e o mesmo sendo RECOMENDADO para idosos frágeis com risco de queda.

Para fazer download do documento oficial, clique no Link abaixo:

>>>>>Clique Aqui e Faça o Download<<<<<<<<

A American Heart Association publicou também em 2017 o documento “Prioritizing Functional Capacity as a Principal End Point for Therapies Oriented to Older Adults With Cardiovascular Disease A Scientific Statement for Healthcare Professionals From the American Heart Association” onde descrever que a prática regular de exercício aeróbico e resistido é CONSIDERADO TRATAMENTO PRIMÁRIO para minimizar os efeitos do envelhecimento na capacidade funcional e na qualidade de vida de idosos. Isso significa que o exercício deve ser o primeiro mecanismo de intervenção em pessoas idosas em relação à capacidade funcional!

Para fazer download do documento oficial, clique no Link abaixo:

>>>>>>Clique Aqui e Faça o Download<<<<<<

Poderia citar muitos outros artigos científicos demonstrando a importância do exercício para idosos, mas acredito que ambos supracitados já são suficientes. Interessantemente, as RECOMENDAÇÕES OFICIAIS PARA PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO PARA IDOSOS DIZEM QUE;

  • Todo idoso deve se envolver em programas de atividade física e exercício com objetivo de minimizar os efeitos do envelhecimento na redução da capacidade funcional para promoção da autonomia funcional;
  • A prescrição do exercício deve ser realizada por profissional devidamente habilitado e que conheça as especificidades funcionais desse grupo populacional;
  • Exercícios aeróbicos, resistidos, de mobilidade, de equilíbrio e de flexibilidade são indicados e devem ser incorporados em programas gerias de exercícios para idosos;
  • Seguir as orientações em relação ao volume e intensidade sugeridos para idosos promove diversos benefícios na capacidade funcional além de promover a prática segura de exercício;

 

No Brasil, são os profissionais de Educação Física os responsáveis pela organização, prescrição e monitoramento de programas de exercício para Idosos, seja na academia, no personal, no clube ou no centro de terceira idade.

Os dados da Associação Brasileira de Academias demonstram que em 2030, aproximadamente 42% dos alunos ativos nas academias serão compostos por idosos e, somente os idosos, devem movimentar 1 bilhão de dólares por ano somente nas academias!

Nesse sentido, sugiro uma breve reflexão sobre a necessidade dos Profissionais de Educação Física de se prepararem para atender essa demanda! Será que sabemos prescrever exercícios aeróbicos, resistidos, de flexibilidade, de equilíbrio e de mobilidade para idosos? Será que realmente conhecemos as Diretrizes Mundiais sobre a prescrição de exercício para idosos? Será que em nossa prática profissional colocamos as Diretrizes em prática para promover benefícios com segurança?

Então, vamos em frente, vamos falar mais de exercício e idosos. Vamos ler mais artigos sobre exercício e idosos. Vamos estudar mais sobre exercício e idosos! Vamos utilizar essa ferramenta poderosa chamada EXERCÍCIO ao favor de nossos alunos idosos para promoção da melhora da capacidade funcional e da qualidade de vida!

Grande abraço a todos e Sucesso!

Os comentários estão encerrados.